domingo, 3 de maio de 2015




Boa tarde!

Hoje falaremos a respeito dos textos 9 e 10. Achei ambas as leituras muito interessantes, pelo fato da primeira apresentar a teoria e a segunda aplicar essa teoria. O texto nove fala sobre a avaliação dos alunos por meio de normas e utilização da curva gaussiana como instrumento dessas normas. Você deve estar perguntando que curva é essa? Essa curva é aquela que aprendemos em estatística, segue uma imagem para ilustrar.
Curva Gaussiana.
            De acordo com essa abordagem por normas, ela permite a comparação de desempenho entre os alunos e a partir disso surge a curva. Quem está na média de notas ficará mais ao centro, quem está fora dessa média ficará mais perto de algum dos extremos da curva. Essa abordagem só tem um pequeno problema (gigante na verdade), ela não avalia o que o aluno realmente aprendeu e sim o compara com o restante dos alunos. Um aluno que tira nota muito baixa não significa que ele não sabe a matéria, existe outros aspectos que devem ser levados em consideração, como o tempo, que é um dos principais aspectos. Já vi pessoas muito inteligentes que na hora de uma prova acaba se saindo mal pelo fato da pressão do tempo, o vestibular é um exemplo claro disso.
            Você que está lendo essa postagem agora, vai dizer que nunca conheceu uma pessoa muito inteligente em tempos de escola e quando chegou na hora do vestibular não conseguiu passar? Estudei com pelo menos duas pessoas assim e sou um exemplo disso. Lembro das provas do PAS (um vestibular dividido em partes que são realizadas durante o ensino médio) eu fui mal nas três etapas, mas no vestibular eu passei de primeira, coisa que nem eu acreditava muito exatamente por ter ido mal no PAS. Um grande amigo meu era muito inteligente, aluno de 9 e 10 e não conseguiu entrar na UnB por causa da pressão.
            Mais uma vez estamos vendo uma teoria que não leva em consideração as particularidades de cada pessoa e por isso o próprio texto 9 traz um sistema de avaliação alternativo ao por normas, que é o por critério. Do que se trata esse método alternativo? O aluno seria avaliado por tópicos, por exemplo, o professor estabelece 10 tópicos para trabalhar durante o semestre. Em cada tópico, o aluno seria avaliado sem aquela pressão do sistema por normas e ele só avançaria para o tópico seguinte após passar bem pelo primeiro. Esse método sim é eficiente e realmente avalia o que cada aluno aprendeu, tirando o fator tempo e aliviando a pressão em cima de cada pessoa. Acho que um exemplo muito claro para mim é a nossa matéria de Introdução a Psicologia, parando para pensar nós somos avaliados por esse método alternativo. Toda semana lemos os textos, fazemos entrevistas e colocamos nossa perspectiva aqui no blog, isso é fantástico. Quem faz a leitura de todos os textos de outras matérias? Eu mesmo conheço pouquíssimas pessoas e ou um exemplo de quem não lê, essa é a primeira matéria em que eu estou lendo tudo e aprendendo bastante com isso, não só pela leitura, mas também por fazer a entrevista e escrever a respeitos dos temas toda semana.
            O texto 10 mostra a aplicação e avaliação de um programa individualizado na faculdade de odontologia de Piracicaba. Esse segundo texto simplesmente mostra a aplicação da teoria do texto 9. Estudantes de odontologia passam por 17 passos e são avaliados no decorrer deles e cada um segue o seu próprio ritmo, sem pressão. Eles tinham como principal objetivo melhorar a higiene bucal das pessoas e os resultados foram satisfatórios. Seguindo esse programa individualizado, a porcentagem de pacientes que executaram os procedimentos de combate a placa dental chegou a mais de 80% e seguindo a frequência estipulada em cada plano individual dos pacientes e comparado a antes do programa, o índice de aumento foi de 69%.
            Outro fato não menos importante, a porcentagem de alunos que atingiram o critério de aprovação em todos os passos não foi menor que 70%, um número bastante alto se pararmos para comparar com o que vemos na avaliação por norma. Temos alguns problemas para utilizar essa teoria por critério, mas essa aplicação é muito relevante no nosso sistema de educação, seja público ou privado, o que mais importa é a aprendizagem de cada um e isso deve ser colocado em primeiro lugar sempre. Até a próxima!

Inspirado em Dib, C.Z. (2002). Afinal, o que você efetivamente mede quando sua avaliação é referenciada pela distribuição normal? Boletim informativo do instituto de Física da USP. http://www.if.usp.br/bifusp/bifold/bif0218.html (texto 9) e Moraes, A. B. A.; Vieira, R. C.; Valvano, M. (1981) Aplicação de um curso programado e individualizado na Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Revista da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, 35, 498-508. (Texto 10)
 

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