Boa tarde!
Hoje falaremos a respeito
dos textos 9 e 10. Achei ambas as leituras muito interessantes, pelo fato da
primeira apresentar a teoria e a segunda aplicar essa teoria. O texto nove fala
sobre a avaliação dos alunos por meio de normas e utilização da curva gaussiana
como instrumento dessas normas. Você deve estar perguntando que curva é essa? Essa
curva é aquela que aprendemos em estatística, segue uma imagem para ilustrar.
Curva Gaussiana. |
De acordo com essa abordagem por normas, ela permite a
comparação de desempenho entre os alunos e a partir disso surge a curva. Quem está
na média de notas ficará mais ao centro, quem está fora dessa média ficará mais
perto de algum dos extremos da curva. Essa abordagem só tem um pequeno problema
(gigante na verdade), ela não avalia o que o aluno realmente aprendeu e sim o
compara com o restante dos alunos. Um aluno que tira nota muito baixa não significa
que ele não sabe a matéria, existe outros aspectos que devem ser levados em
consideração, como o tempo, que é um dos principais aspectos. Já vi pessoas
muito inteligentes que na hora de uma prova acaba se saindo mal pelo fato da
pressão do tempo, o vestibular é um exemplo claro disso.
Você que está lendo essa postagem agora, vai dizer que
nunca conheceu uma pessoa muito inteligente em tempos de escola e quando chegou
na hora do vestibular não conseguiu passar? Estudei com pelo menos duas pessoas
assim e sou um exemplo disso. Lembro das provas do PAS (um vestibular dividido
em partes que são realizadas durante o ensino médio) eu fui mal nas três etapas,
mas no vestibular eu passei de primeira, coisa que nem eu acreditava muito exatamente
por ter ido mal no PAS. Um grande amigo meu era muito inteligente, aluno de 9 e
10 e não conseguiu entrar na UnB por causa da pressão.
Mais uma vez estamos vendo uma teoria que não leva em
consideração as particularidades de cada pessoa e por isso o próprio texto 9
traz um sistema de avaliação alternativo ao por normas, que é o por critério. Do
que se trata esse método alternativo? O aluno seria avaliado por tópicos, por
exemplo, o professor estabelece 10 tópicos para trabalhar durante o semestre. Em
cada tópico, o aluno seria avaliado sem aquela pressão do sistema por normas e
ele só avançaria para o tópico seguinte após passar bem pelo primeiro. Esse método
sim é eficiente e realmente avalia o que cada aluno aprendeu, tirando o fator
tempo e aliviando a pressão em cima de cada pessoa. Acho que um exemplo muito
claro para mim é a nossa matéria de Introdução a Psicologia, parando para
pensar nós somos avaliados por esse método alternativo. Toda semana lemos os
textos, fazemos entrevistas e colocamos nossa perspectiva aqui no blog, isso é
fantástico. Quem faz a leitura de todos os textos de outras matérias? Eu mesmo
conheço pouquíssimas pessoas e ou um exemplo de quem não lê, essa é a primeira
matéria em que eu estou lendo tudo e aprendendo bastante com isso, não só pela
leitura, mas também por fazer a entrevista e escrever a respeitos dos temas
toda semana.
O texto 10 mostra a aplicação e avaliação de um programa individualizado
na faculdade de odontologia de Piracicaba. Esse segundo texto simplesmente
mostra a aplicação da teoria do texto 9. Estudantes de odontologia passam por
17 passos e são avaliados no decorrer deles e cada um segue o seu próprio
ritmo, sem pressão. Eles tinham como principal objetivo melhorar a higiene
bucal das pessoas e os resultados foram satisfatórios. Seguindo esse programa individualizado,
a porcentagem de pacientes que executaram os procedimentos de combate a placa
dental chegou a mais de 80% e seguindo a frequência estipulada em cada plano
individual dos pacientes e comparado a antes do programa, o índice de aumento
foi de 69%.
Outro fato não menos importante, a porcentagem de alunos
que atingiram o critério de aprovação em todos os passos não foi menor que 70%,
um número bastante alto se pararmos para comparar com o que vemos na avaliação
por norma. Temos alguns problemas para utilizar essa teoria por critério, mas
essa aplicação é muito relevante no nosso sistema de educação, seja público ou
privado, o que mais importa é a aprendizagem de cada um e isso deve ser
colocado em primeiro lugar sempre. Até a próxima!
Inspirado em Dib, C.Z. (2002). Afinal, o que você
efetivamente mede quando sua avaliação é referenciada pela distribuição normal? Boletim
informativo do instituto de Física da USP.
http://www.if.usp.br/bifusp/bifold/bif0218.html (texto 9) e Moraes, A. B. A.;
Vieira, R. C.; Valvano, M. (1981) Aplicação de um curso programado e
individualizado na Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Revista da
Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, 35, 498-508. (Texto 10)
Nenhum comentário:
Postar um comentário